sábado, 11 de dezembro de 2010

Coleta seletiva funciona na universidade?

A implantação da coleta seletiva em espaços acadêmicos parece não funcionar na opinião dos alunos. Exemplo disso é caso do Centro de Humanidades II (CH-II) da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde os próprios estudantes reconhecem que não respeitam a separação do lixo.

Confira vídeo-enquete com os estudantes que frequentam o CH-II.



Iniciativa do Projeto Vida

A coleta seletiva no CH-II é uma iniciativa do Projeto Vida, do curso de Psicologia, em parceria com a prefeitura desse campus. O Projeto faz parte do núcleo Locus, coordenado pelas professoras Zulmira Bonfim e Lúcia Siebra, e estuda psicologia do meio ambiente. Em entrevista, Camila Cardoso, explica o processo de implantação das coletas no CH-II; confira áudio:


Recolhimento dos resíduos virou problema

Os cestos foram colocados no final de 2010, mas o recolhimento do material reciclável não deu certo no começo. De acordo com o Projeto Vida, a Serval, empresa que coleta o lixo do CH II, não respeitava a separação do material. Outro problema foram os seguranças do campus, que não autorizavam a entrada da cooperativa que recolhia o lixo para reciclar.

Atualmente, nenhuma cooperativa recolhe o lixo do local. Nas latas de lixo, mesmo com as demarcações, é possível ver a mistura dos materiais.

Confira; a situação da coleta seletiva em alguns cestos do CH-II

Nem todos os lixos estão em seus devidos locais, o que mostra um desleixo dos frequentadores do ambiente acadêmico

Coleta em outras univesidades na visão dos estudantes cearenses
> Unifor
"É tudo muito bem organizado, tem investimento em propaganda, divulgação, existe um apelo visual muito forte. Tem latas de lixo seletivas em quase todos os lugares, até na parada de ônibus", Kênia Cabral, Psicologia, 9º semestre

> UECE
"Há coleta seletiva, mas não em todos os pontos do campus. Havia mais lixos comuns aos lixos seletivos.", Victor Ramalho, Letras, 3º semestre.

> IFCE

"Existe a coleta seletiva. Vejo sempre as pessoas procurando pôr o lixo nos lugares certos, a maioria respeita. Alguns ainda não dão a devida atenção a isso, como em todo lugar. mas a maior parte dos estudantes respeita", Liliana de Oliveira Brizeno, Artes Cênicas, 6º semestre.

Você contribui para dificultar a reciclagem desses materiais? Que medidas devem ser feitas para evitar esse problema? Comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário