sábado, 11 de dezembro de 2010

Psicologia do meio ambiente, já ouviu falar?

A psicologia do meio ambiente estuda a interação do comportamento homem com o ambiente físico em que está inserido. São estudadas as implicações do meio sobre as ações das pessoas. Na Universidade Federal do Ceará (UFC), esse campo de estudo é de responsabilidade do Projeto Locus, do departamento de Psicologia em parceria com diversos outros cursos da instituição.

Camila Cardozo, estudante do 6º semestre, comenta sobre os objetivos da psicologia do meio ambiente; escute o depoimento:



Coordenados pelas professoras Lucia Siebra e Zulmira Bomfim, o núcleo possui alunos de  psicologia, geografia, pedagogia, arquitetura., engenharia ambiental e outros, que atuam em diversas linhas de pesquisa dentro da psicologia do meio ambiente.

Apropriação e preservação do espaço público
A maioria dos projetos desenvolvidos no Locus visam a conscientização do homem para a preservação do ambiente em que se desenvolve ou que se apropria, sendo uma das linhas mais exploradas a apropriação do espaço público.

Com todas as discussões sobre o meio ambiente em alta, tais como a intensificação do aquecimento global, derretimento das calotas ou mesmo as técnicas de reciclagem e os diversos tipos de poluição, a sustentabilidade ganha espaço nas discussões sobre psicologia do meio ambiente.

Sobre a coleta seletiva do CH-II
Tomando como exemplo o caso do desrespeito à coleta seletiva no Centro de Humanidades-II da UFC, a psicologia do meio ambiente enxerga a negligência dos estudantes como um ato de omissão diante de uma consequência que não os afeta diretamente.

Em entrevista, Camila Cardoso, estudante do 6º semestre de psicologia, explica a visão da psicologia do meio ambiente sobre o problema do CH-II. Confira o áudio:

Nenhum comentário:

Postar um comentário