sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

[Tecnologia] Kevlar torna blindagem automobilística mais acessível


 A manta de aramida (Kevlar), material utilizado em coletes à prova de balas e em capacetes da Formula 1, reduziu o preço da blindagem automobilística em mais de 60%. Dentre os benefícios proporcionados, destacam-se a leveza do carro, a manutenção de suas  formas originais, a não interferência no desempenho da velocidade e a diminuição dos “grilos”, pequenos barulhos que podem ocorrer devido ao processo de blindagem.

Constituído por fios de nylon entrelaçados em camadas,  sua fixação é feita através de adesivo poliuretano, que fixa toda a superfície da peça da manta, formando um colchão de borracha  entre o material  e o veículo.

Essa tecnologia, entretanto, não dispensa totalmente o uso do aço. Segundo informações do site da empresa Avallon Blindagem, é necessário usá-lo em partes do veiculo onde não há fixação total  do kevlar, como colunas de portas e de teto, fechaduras, porta-malas, barras de proteção das portas, dentre outros.

“Hoje em dia aumentou muito o índice de violência. Como ocorrem muitos assaltos, tiroteios, bala perdida,  a procura pelo processo de blindagem aumentou muito por parte dos empresários.” afirma Willmy Daivison, chefe de blindagem da B3 Blindagem.

Confira abaixo a explicação de  Daivison sobe as diferenças entre o uso do kevlar e do aço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário