O governador do Ceará, Cid Gomes, assina ordem de serviço para o início das operações do transporte rodoviário intermunicipal complementar de passageiros, pela cooperativa dos proprietários de vans. A regularização significa a organização do setor e o fim dos transportes clandestinos. A solenidade ocorreu no auditório do Palácio Iracema, nesta quarta-feira (08), com a presença do Superintendente do Detran, João Pupo, e do Secretário de Infraestrutura, Adahil Fontenele.
O processo de licitação teve início em 2009. Até agora, 27 cooperativas conquistaram a licitação e estão aptas para atuar no transporte de passageiros, em 139 municípios cearenses. O objetivo é de que 29 cooperativas estejam devidamente regularizadas até o fim de 2010 e que atinja um total de 35 cooperativas em 2011.
 |
Governador Cid Gomes |
Cid Gomes destacou que nenhum estado brasileiro alcançou o nível de formalidade que conquistou o Ceará e ressaltou o apoio do governo à regularização dos transportes cearenses. Destacou ainda a apossibilidade de pedir ajuda ao Sebrae para orientar e fortalecer as cooperativas. Segundo ele, o governo tem investido um percentual financeiro em transporte nunca visto em anos, e muito ainda se tem para fazer como a conclusão da linha sul do metrô e a duplicação da linha Parangaba-Mucuripe, em decorrência da Copa em 2014.
A regularização dos transportes de passageiros intermunicipais é um ganho para a população que contará com vans novas e com maior capacidade de transporte de passageiros, além do conforto oferecido e da segurança durante o transporte.
Com o ordenamento, 740 vans vão operar 164 linhas, gerando aproximadamente 2.200 empregos diretos, e com capacidade para transportar um milhão e 200 mil passageiros por mês. As cooperativas podem começar a operar imediatamente, ou têm até 90 dias para apresentar a frota.
Editoria de Política
Nenhum comentário:
Postar um comentário